Glaucoma

GLAUCOMA

Principal causa de cegueira irreversível no mundo, já atinge 7% da população brasileira

TIPOS DE GLAUCOMA:

CRÔNICO SIMPLES: É o tipo mais comum, correspondendo a 95% dos casos. Não apresenta sintomas em sua fase inicial, só sendo detectado por meio de consultas periódicas ao oftalmologista. Em geral, o tratamento é feito por meio de colírios usados para regular a pressão intraocular. Em último caso, recorre-se a cirurgia

– CONGENITO: Tipo raro de glaucoma que acomete recém-nascidos, em que o olho ainda não está totalmente formado. Manifesta-se por meio de intolerância à claridade e pelo crescimento anormal do olho. O tratamento é feito por meio de cirurgia.

– CORTISÔNICO: Causado pelo uso de doses elevadas de corticoides em pessoas que precisam fazer uso dessa medicação, por isso, o acompanhamento de um profissional é necessário para evitar o aparecimento da doença.

GlAUCOMA DE ÂNGULO FECHADO: Geralmente se manifesta como um glaucoma agudo. São pessoas que tem o olho pequeno, estreito e dentro dele existe uma estrutura camerular, chamada de ângulo fechado. Ao anoitecer, quando a pupila dilata, um pouco, pode desenvolver um bloqueio pupilar, que gera um aumento de pressão súbito.

Caracterizado por dar muita dor, nesse tipo de glaucoma, o tratamento é iniciado primeiro com o controle da crise- pois esse é um glaucoma agudo- e, posteriormente usa-se o laser, que faz uma espécie de buraco na íris denominado iridotomia.

– NEOVASCULAR: Está associado a doenças vasculares intraoculares, como diabetes, hipertensão, como algumas vasculites, que são outros tipos de doenças sistêmicas que podem atingir o olho

– TRAUMATICO: Causados por uma pancada muito forte que gera uma desordem na arquitetura da região do trabeculado.

– FACOLÍTICO: Se manifesta quando há queda ou rompimento do cristalino. Também acomete idosos que não querem operar a catarata, esta fica entumecida e inchada, o que leva ao rompimento mesmo que pequeno da cápsula, gerando um processo inflamatório.

GLAUCOMA DE PRESSÃO NORMAL: Se manifesta quando, mesmo com a pressão intraocular normal, outros exames detectam uma escavação grande e uma perda do campo visual